terça-feira, 25 de março de 2014

Como manter a atenção?

A grande maioria dos serviços de blogue, assim como a maioria dos outros serviços Web 2.0, não foram criados com propósitos educativos.
O professor tem por isso menos controlo sobre o espaço dos alunos e sobre o que eles fazem durante a aula (facilmente podem desviar a atenção para a consulta de outros blogues off topic a partir do seu, usar serviços de MSN para falar com amigos, navegar para outros sites, etc…).
Como encara estas possibilidades e realidade na sala de aula “online”?
Será motivo para restringir a navegação na Internet ou a utilização do blogue em aula?
Como conseguir a atenção dos alunos?

4 comentários:

  1. A escola não pode alhear-se de um mundo cada vez mais tecnológico. A atenção vai depender, em grande parte, da proposta de trabalho apresentada aos alunos, da metodologia adotada, do domínio das TIC pelo professor e ... energia para responder às solicitações dos alunos!

    ResponderEliminar
  2. .. sim, a proposta de trabalho é fulcral. Se for vista como pertinente pelos alunos talvez se consiga o seu envolvimento mais ativo e sobre menos tempo para as atividades paralelas. ;)
    Alguns autores, referem três formas de desenvolver novas formas de ligação entre as práticas do mundo do trabalho e os processos de ensino e aprendizagem que eu acho muito interessantes e que poderiam envolver os alunos e fazer sentido para eles (qui ça ;) ):
    (1) trazer a realidade à escola, sob a forma de materiais ou tarefas oriundas de organizações e atividades reais ou de praticantes dessas instituições que discutam assuntos com os alunos;
    (2) estudo independente dos alunos acerca de objeto e atividades na sociedade (fora da escola), em que os estudantes observam as atividades reais, recolhem informação junto de profissionais (via entrevistas) relativamente às atividades em estudo
    (3) tarefas de aplicação dos modelos aprendidos na escola ao serviço da resolução de problemas fora da escola, tais como fazer planos ou análises que são utilizados por alguém fora da escola.
    Nestas duas últimas formas os estudantes estão imersos no contexto de uso do conhecimento, tendo de comunicar e cooperar ativamente com os praticantes das atividades em estudo, o que marca de forma positiva a atividade. Haja imaginação para idealizar tais atividades no contexto das nossas disciplinas e tempo e energia para as colocar em prática! ;)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. A questão da atenção colocar-se-á sempre, seja quando o aluno utiliza um blogue ou outro serviço Web 2.0, seja quando está a usar o velho manual.

    Quem garante que o aluno está, efetivamente, a acompanhar os conteúdos e a aprender, quando está a ler ou resolver um exercício matemático, usando os materiais do século XX?

    Quem é que ainda não viu o aluno a mandar um sms, enquanto o professor, serena e calmamente, dava a sua "aulinha"?!

    Penso que, como em tudo na vida, há que haver moderação e, na sala de aula, é vital diversificar estratégias e envolver os alunos.

    Cabe ao professor/educador saber selecionar a estratégia que sirva os objetivos da aula e, simultaneamente, cativar os alunos. O importante é envolver os alunos no processo ensino/aprendizagem.

    ResponderEliminar
  4. ... e se o assunto for do interesse do aluno tanto melhor. Por outro lado, voltando ao "multitasking", se isso não interferir coma realização da tarefa pedida ao aluno... será admissível/tolerável?...

    ResponderEliminar