terça-feira, 18 de março de 2014

Exemplos de blogues com os alunos

Os exemplos que aqui ficam são todos estrangeiros.... desculpem por isso. Ainda assim são todos inspiradores.
Fica o desafio de deixarem em comentários os links para os blogues educacionais que forem encontrando em língua portuguesa e que considerem ser um bom exemplo de como podem ser integrados na aula.

The Edublogger class blog list - lista de exemplos que inclui Matemática, Ciências, Inglês, Historia e mais.....

Matemática: I^2 Class blog, nivel secundário. É comum ver os professores de matemática incluírem vídeos instrucionais / tutoriais acerca de solving equations and problems como se vê neste post.
 A nível primário temos este: Our World, Our Numbers.
Inglês; English 10 Class blog use this same approach with high school English students.   Links to her student blogs are the avatars under English 10 Peeps in the right bar.  Watch her SlideRocket presentation which explains why she uses blogs and the process she uses to blog with students.
MyEC is a free online club for English language learners and teachers. Our “No Blog Left Behind” policy ensures that bloggers receive the support and encouragement they need to keep blogging. Find out how teachers and learners take part in monthly blog challenges together, and discover examples of how blogs can be used for all sorts of creative activities.

4 comentários:

  1. O EDUFORUM - http://www.eduforum.pt/outros-sites/sitesedudiv - é um blogue muito útil para professores. Indica vários blogues educativos, facilmente pesquisáveis uma vez que estão organizados por disciplina e apresentam uma breve síntese dos seus conteúdos.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia. Vou ver! :) Parece ser muito interessante.

    ResponderEliminar
  3. Vou dar um exemplo de um site de filosofia que, apara além de outros instrumentos, integra um blogue muito útil: www.criticanarede.com

    ResponderEliminar
  4. grrrr... mais uma vez enganei-me no botão e perdi o meu "discurso"... que raiva :((
    Dizia eu que o site é muito interessante (não sabia que Al Gore é um dos maiores pensadores da atualidade. Quem diria?! :) )
    Interessante tb a escassez de comentários aos post. Indica-nos que de facto, não existe uma cultura de participação e interação em torno de conteúdos científicos, que requerem mais atenção e esforço intelectual por parte do leitor (uma série de fatores estão, por certo, na origem disso). A interação online situa-se sobretudo a nível social e lúdico... um perfil de utilização marcado pela evasão e construção de um perfil social que se vai atualizando em novos status e fotos. Não que isso tenha nada de mal em si mesmo. No entanto, é licito que neste mundo baseado na tecnologia, é preciso mais que isso. O que via ser pedido aos nossos alunos ao longo da sua vida é um perfil de interação marcado pela colaboração com uma diversidade de competências e pontos de vista. Colaborações alargadas, com pessoas que não se conhecem, não falam a mesma língua.... Para que ganhem confiança e fluência na exposiçao das suas ideias, conhecimentos e opiniões é preciso criar oportunidades (espaço e tempo) para isso. A esse respeito a escola poderá ser uma excelente incubadora, para que esse hábitos se repliquem pela vida fora, depois de terminada a escola. A interação no blogue do professor, da turma ou em blogues como estes que já existem pode ser um excelente ponto de partida para essas atividades e, quem sabe, poderão ser o início de colaborações alargadas e muito interessantes! ;)
    O importante é que cada um vá construindo a sua rede pessoal de aprendizagem (pessoas, locais, sites, objetos a que se liga e a que recorre para aprender, no momento de necessidade). E isto é tão valido para professores, como para alunos. Para todos enquanto cidadãos da sociedade digital.
    Bjinhos

    ResponderEliminar