terça-feira, 25 de março de 2014

Duas histórias...

Uma história “um aluno a quem foi pedido que fizesse um trabalho sobre tsunamis, entregou à professora de Geografia um texto sobre a marca de computadores Tsunami. O aluno limitou-se a escrever “tsunami”, clicou e copiou uma das primeiras referências indexadas na primeira página do Google.”

Num trabalho de investigação (Almeida, 2010) pode ler-se “Alguns [professores] propõem mapas com rotas predeterminadas, em que selecionam até onde os alunos podem e devem chegar, o que podem ler e em que ordem.Outros selecionam endereços, fazendo um site em rede local, não publicado, onde os alunos surfam, muitas vezes pensando que estão na Internet. Outros, ainda, extraem, eles mesmos, recortes de informações e oferecem aos alunos, que, por sua vez, fazem a montagem do material e consideram o resultado como um trabalho de pesquisa na Internet.”

Estes excertos refletem duas abordagens muito díspares ao trabalho de pesquisa na Internet. Comente uma ou as duas situações em termos do que vê como as suas virtudes e defeitos, do que deve ser o papel do professor e do aluno num trabalho desta natureza, do equilíbrio entre o controle e orientação que o professor deve dar a todo o processo.

Os estudos a seguir indicados têm algumas considerações a este respeito, caso queira aprofundar o assunto: “A Internet como instrumento de pesquisa na escola” e “A formação do aluno-pesquisador no ensino médio: o papel do professor frente ao uso da Internet nas pesquisas“.

2 comentários:

  1. A pesquisa de informação é apenas uma etapa em qualquer trabalho. Esta pesquisa, quando solicitada aos alunos, deve ser orientada em função dos objetivos do trabalho. A orientação deve mostrar um leque de possibilidades de pesquisa e promover a autonomia do aluno. A pesquisa elaborada pelos alunos é um indicador de como estes estão a compreender o trabalho que lhe é solicitado. A pesquisa não deve ser uma recolha de "frases" soltas que ficam bem no trabalho, mas a recolha de informação que ajudará o aluno a responder aos problemas do seus trabalho, onde deve mostrar os seus conhecimentos e aprendizagens.

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  2. grrrr... acabou de me acontecer uma daquelas coisas que acontecem nas nossas sessões ai na escola. Tinha um comentário enorme e ao tentar publicar....pufffff...desapareceu. :(
    Vou tentar refazer, só para não perder o fio à meada.
    Na realidade, a pesquisa na internet deve ser das coisas mais dificeis que pedimos aos alunos, isto se for para ser bem feita. Pesquisa, selecionar e sintetizar informação na internet não é nada fácil. E tanto mais quanto, muitas vezes, pouco ou nada se sabe do assunto em pesquisa....logo menos capacidade crítica temos para avaliar o que se vai encontrando.
    Na sequencia do comentário da Glória, questiono-me se a pesquisa deverá ser feita em aula, com apoio e questionamento do professor, ou se deve ser feita pelo aluno, autonomamente, extra-aula. Será que depende do fim a que se destina a pesquisa? Que tipo de apoio apoio poderá o aluno necessitar ao longo da pesquisa? Como facilitar a pesquisa e apoiar o aluno?
    Será de considerar uma aula de discussão em turma, para ponto de situação acerca dos resultados da pesquisa, dificuldades encontradas, resultados alcançados, sugestões dos colegas/professor para aprofundar pesquisa e conseguir melhores resultados, lançar novas questões que ajudem a aprofundar o que já se encontrou, questionar acerca da credibilidade da informação encontrada (sites comerciais, académicos, pessoais...)?
    Seria uma oportunidade para refletir criticamente acerca da informação encontrada ou mais uma perda de tempo (de entre o pouco tempo que temos para dedicar a este tipo de trabalhos)?
    Como otimizar esta forma de trabalhar; fazer com que ela seja mais pertinente e não seja uma perda de tempo (na preparação para os testes/exames, que em ultima análise é sempre o que interessa ;) ). Será que este tipo de aula compensa em termos do trabalho para a disciplina? Serão todas as pesquisas pedidas ao aluno iguais? Requererão do professor o mesmo apoio?
    Creio que não há respostas certas e erradas. mas que vale a pena pensarmos no assunto e tentarmos ir aperfeiçoando a forma como conduzimos e apoiamos os alunos neste tipo de trabalhos, para que eles seja mais proveitosos para todos,
    bjinhos

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