quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ação de formação "Blogues & Fóruns: 14 versões geniais!"

Na sessão de formação de 23 de abril de 2014, a discussão incidiu sobre as possibilidades pedagógicas dos blogues criados por cada um dos formandos.
Na minha opinião, a maioria das propostas situam-se na utilização do Blogue como recurso, em que o professor tem um papel ativo e o aluno um papel passivo.
A proposta que me pareceu mais interessante foi a do blogue “Centro de Estudos Reticulares”, porque pretende dar um papel ativo ao aluno no processo de ensino e de aprendizagem.
O uso do blogue em contexto letivo apresenta limitações, tais como:
• Dispêndio de muito tempo na preparação das aulas.
• Dificuldades na avaliação dos alunos.
• Necessidade de cumprimento dos programas disciplinares.
Para concluir, considero que um blogue pode ser útil ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos, porque pode facilitar a comunicação entre os interlocutores e promover a autonomia dos alunos. Contudo, apresenta algumas limitações que só podem ser superadas através de uma mudança gradual das práticas letivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário