terça-feira, 6 de maio de 2014

Blogues Geniais em germinação!!!!


Nesta sessão da ação de formação foi-nos solicitada como tarefa, a publicação, no blogue, de uma síntese crítica que incidisse sobre os blogues construídos pelos formandos.

Numa primeira abordagem, verifica-se que a maioria se posiciona mais como uma ferramenta de divulgação e não como uma ferramenta facilitadora de interação. Todos os blogues apresentam potencialidades, mas como ainda estão em fase de construção, não permitem formalizar uma opinião mais concreta. 

No entanto, a pretensão da formadora é que se utilize este sistema digital como complemento ao ensino na sala de aula já que pode tornar-se num veículo privilegiado de comunicação: divulgação de avisos/informações, indicação de trabalhos a realizar e de textos de apoio às aulas, ligações para materiais de consulta e sites, produção de textos e de relatórios, análise de obras literárias, publicação de fotos e vídeos produzidos por alunos, comentários e reflexões e ainda troca de experiências com outros professores, entre muitos outros exemplos. 

O facto de o blogue estar disponível on-line também possibilita que os pais acompanhem o processo de ensino/aprendizagem dos seus educandos. 

Penso que o blogue é uma ótima ferramenta de comunicação e de edição on-line de conteúdos dada a facilidade de publicação e a crescente popularidade de que é alvo. Cabe ao professor, em parceria com os seus alunos ou grupo de alunos, optimizar esta ferramenta no sentido de construir redes de saberes facilitadoras de aprendizagens. 

Todos os blogues apresentados poderão atingir este patamar, no entanto é necessário, primeiro, conceber uma ideia clara do que se pretende e depois inserir/postar conteúdos/mensagens/informação.



Sem comentários:

Enviar um comentário