quarta-feira, 7 de maio de 2014

Considerações vagas sobre os blogues e a sala de aula...

Após a apresentação das propostas de criação/dinamização de blogues da turma em formação, penso que a maioria dos blogues funcionava mais como recurso do que estratégia.
Nesta fase inicial, os blogues criados são, maioritariamente, depósitos de matérias pesquisadas e links seleccionados pelo seu autor e, também, depósito de conteúdos a serem usados pedagogicamente pelos alunos. Provavelmente, numa fase posterior, penso que o pessoal ficará motivado para usar o blogue como estratégia, no contexto sala de aula.
Os blogues criados são bastantes pertinentes e eclécticos, pois, de certa forma, reflectem o perfil do seu criador… É difícil escolher a proposta mais interessante, mas penso que a proposta da Leninha sobre o turismo e Sines (“Turismo em Sines”) será o que concilia, desde já, as duas facetas estratégia e recurso e, parece-me, um blogue com grandes potencialidades de expansão.
Relativamente às limitações mais importantes ao uso do blogue em contexto lectivo, julgo que, em primeiro lugar, o grande constrangimento, na nossa escola, será, indubitavelmente, a fraca velocidade da Internet (ligação à rede) e os fracos recursos tecnológicos.
Por outro lado, e como foi amplamente referido nas sessões anteriores, o imperativo do cumprimento integral dos longos programas curriculares (devido à existência dos exames nacionais) não deixa grande espaço de manobra ao professor, que receia ocupar as suas aulas de forma menos tradicional. Quase não há tempo para a realização de tarefas ou acções que não sejam as ditas tradicionais…
Por outro lado, penso que também poderá haver alguma resistência por parte dos pais e encarregados de educação, caso o professor queira, por exemplo, leccionar um determinado conteúdo declarativo usando como estratégia o blogue. Aliás, o próprio professor provavelmente também se sentirá renitente.
Talvez num futuro próximo estas e outras questões estejam completamente ultrapassadas e as nossas aulas sejam mais dinâmicas e motivadoras, principalmente na óptica do aluno.

Sem comentários:

Enviar um comentário