Após
a apresentação das propostas de criação/dinamização de blogues da turma em
formação, penso que a maioria dos blogues funcionava mais como recurso do que estratégia.
Nesta
fase inicial, os blogues criados são, maioritariamente, depósitos de matérias pesquisadas
e links seleccionados pelo seu autor e, também, depósito de conteúdos a serem
usados pedagogicamente pelos alunos. Provavelmente, numa fase posterior, penso
que o pessoal ficará motivado para usar o blogue como estratégia, no contexto
sala de aula.
Os
blogues criados são bastantes pertinentes e eclécticos, pois, de certa forma, reflectem o perfil do seu criador… É difícil escolher a proposta mais interessante,
mas penso que a proposta da Leninha sobre o turismo e Sines (“Turismo em Sines”)
será o que concilia, desde já, as duas facetas estratégia e recurso e,
parece-me, um blogue com grandes potencialidades de expansão.
Relativamente
às limitações mais importantes ao uso do
blogue em contexto lectivo, julgo que, em primeiro lugar, o grande constrangimento,
na nossa escola, será, indubitavelmente, a fraca velocidade da Internet (ligação
à rede) e os fracos recursos tecnológicos.
Por
outro lado, e como foi amplamente referido nas sessões anteriores, o imperativo
do cumprimento integral dos longos
programas curriculares (devido à existência dos exames nacionais) não deixa
grande espaço de manobra ao professor, que receia ocupar as suas aulas de forma
menos tradicional. Quase não há tempo para a realização de tarefas ou acções que
não sejam as ditas tradicionais…
Por
outro lado, penso que também poderá haver alguma resistência por parte dos pais e encarregados de educação, caso o
professor queira, por exemplo, leccionar um determinado conteúdo declarativo
usando como estratégia o blogue. Aliás, o próprio professor provavelmente
também se sentirá renitente.
Talvez
num futuro próximo estas e outras questões estejam completamente ultrapassadas
e as nossas aulas sejam mais dinâmicas e motivadoras, principalmente na óptica
do aluno.
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