quarta-feira, 7 de maio de 2014

Numa de ... blogue na sala de aula!


No âmbito da ação de formação "Utilização de Blogues e Fóruns de Discussão em Contexto Lectivo” os formandos formam orientados para a criação de um blogue.
A maioria dos blogues que foram analisados situam-se na secção dos recursos, ou seja, foram elaborados como (mais) um recurso a utilizar na sala de aula.
Todas as propostas analisadas, de um modo ou de outro, revelam pontos de interesse. Os blogues que me despertaram mais interesse foram o blogue “EU e o 10.ºA” porque sou professora da disciplina, o blogue da BE uma vez que é mais completo e, como tal, uma fonte de inspiração.       

Como qualquer novidade ou inovação requer do público alvo uma abertura de mentalidade e um querer sair da zona de conforto, ou seja, vontade de conseguir ir mais longe e por novos caminhos. Posto isto, a limitação que se impõe como mais importante é a dificuldade que é sentida, pela maioria, em sair da zona de conforto.
No entanto, a falta de meios técnicos adequados é também uma dificuldade real e que inibe, até o mais inovador, em conseguir aceitar os novos desafios – neste caso a utilização dos blogues como estratégia na sala de aula.


É motivador verificar que existe sempre mais possibilidades de encontrar meios que possibilitem criar estratégias motivadoras para dinamizar as nossas aulas.

Sem comentários:

Enviar um comentário