segunda-feira, 5 de maio de 2014

Blogues vs Fóruns de discussão

Os fóruns mais usados são aqueles baseados no sistema phpBB e podem criar-se de forma gratuita, sempre que necessário.

Os blogues funcionam como uma espécie de diário pessoal, coletivo, profissional, de turma, etc, cujos autores vão atualizando, na periodicidade desejada, e os quais os leitores podem comentar.

Nos fóruns o sentido não é o de 1 autor para muitos leitores, mas antes o sentido de uma conversa, de uma discussão temática. São um espaço para troca de ideias e interação assíncrona entre pessoas interessadas num dado tópico; que recorrem ao espaço para se ajudarem umas às outras, esclarecerem duvidas, etc. A dinâmica é a de muitos para muitos - uma conversa entre os vários participantes, co-autores do fórum, em que à parte de um eventual moderador, todos estão em igualdade hierárquica. Padrão de interações horizontal.

Os fóruns apresentam as mensagens em estrutura hierárquica e não sequencial. É possível perceber quem respondeu a quem e escolher a intervenção a que se deseja responder.

No blogue, todos os comentários ficam por ordem cronológica / linear e perdem o sentido da conversa.

Em geral, os fóruns temáticos têm uma duração limitada no tempo. O debate sobre um tema, que e anunciado a toda a comunidade registada no fórum. Os blogues prolongam-se no tempo. Por vezes são criados fóruns que também perduram no tempo. No entanto, o sentido é o de ajudar uma comunidade de pessoas, que recorre ao fórum ara colocar as suas próprias questões ou reflexões e pedir feedback ou ajuda dos outros. Já no blogue o sentido é o da escrita de post de autor, de acordo com o interesse do autor e os outros apenas comentam, mas onde não podem iniciar novos tópicos.

O nosso fórum, e onde iremos interagir nas próximas duas sessões está aqui: http://blogueseforuns.ativoforum.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário